quinta-feira, 10 de maio de 2007

Quarta observação do Pré

Hoje, posso dizer que a observação foi realmente participativa!
Ao chegar na escola, o professor de Educação Física, Dirceu foi logo dizendo: "São todos seus, eu gosto de colocar os estagiários na fogueira!" e saiu por algum lado pra cuidar de outra turma que estava tendo aula ao mesmo tempo. Meu colega Fábio, por alguma razão que ainda não sei, faltou no dia de hoje. Assim, fiquei ali tentando juntar todos pra ver se fazia alguma atividade com eles... O professor Nado me ajudou bastante. Primeiro conversei um pouco com as meninas, Kelly, Érika, Gizele e Jhenifer, e chegamos a um acordo de brincar de galinha choca ovo. Então fomos chamar os outros que estavam comendo umas frutinhas de aroeira, junto com o Nado. Quando conseguimos nos sentar no pátio pra brincadeira, duas meninas saíram pra ir comer mais frutinhas. Então brincamos só nós 8, eu, Carlos Eduardo, Nelson, Kelly, Jhenifer, Matheus, Victor e Douglas. Foi um pouco complicado no início, mas depois até que eles se empolgaram na brincadeira. Mas isso foi por pouco tempo, logo já quiseram ir comer frutinha e foi todo mundo comer frutinha! Eles mesmo propuseram a brincadeira de esconde-esconde, enquanto comiam frutinha, e brincaram um pouco. Como no esconde-esconde eles subiam o morro, no meio do mato, achei melhor mudar a brincadeira e então tentei brincar com eles de nunca 3. Eles corriam muito e a brincadeira ficou sem sentido, então propus o pega-pega tradicional, o que até que funcionou por um tempo. Porém, num segundo momento já estavam dispersos, uns tentando trepar na trave de futebol, outros brincando de spirobol (jogo citado anteriormente, da bola dentro de um saco preso por uma corda num poste), outros só correndo. Chamei eles de novo e tentei contar uma estória pra eles, e assim comecei a conversar com eles, mas nossa estória foi interrompida porque um homem que eles chamavam de Justiceiro veio buscá-los para a merenda. Pronto, foi isso a aula! Ufa!!
Ainda observei eles comendo, notei que o Juninho estava lá mas não havia participado da aula por preferir ficar com sua mãe (aluna do colégio também), notei que alguns comiam a polenta com carne moída enquanto outros comiam pizza (comprada na cantina), e ainda tinham os que levavam bolachas e/ou refrigerante e/ou suco, para acompanhar a merenda.
Foi, digamos assim, uma aula de "sopetão". Mas a experiência foi boa pra pensar em como as aulas deverão ser planejadas, de maneira a compenetrar a atenção das crianças; quais códigos deverão ser combinados com os alunos antes do início das intervenções, para que eles de alguma maneira sigam as nossas orientações; quais atividades, brincadeiras, satisfarão melhor a necessidade, tanto de nós estagiários em trabalhar com determinado conhecimento, quanto dos alunos em poder viver a liberdade do momento instaurado na aula de educação física.

Nenhum comentário: