sábado, 12 de maio de 2007

Da minha série Primeira Página.......

O Castelo dos Destinos Cruzados - Italo Calvino

O Castelo

Em meio a um denso bosque, um castelo dava refúgio a quantos a noite houvesse surpreendido em viagem: cavaleiros e damas, cortejos reais e simples viandantes.
Passei por uma ponte levadiça desconjuntada, apeei da montaria num pátio às escuras, palafreneiros silenciosos se ocuparam de meu cavalo. Estava exausto; mal podia suster-me sobre as pernas: desde que entrara no bosque, tais haviam sido as provas pelas quais passara, os encontros, as aparições, os duelos, que não conseguia reordenar nem meus atos nem meus pensamentos.
Subi uma escadaria; achei-me numa sala alta e espaçosa: muitas pessoas - também elas certamente hóspedes de passagem, que me haviam precedido pelas vias da floresta - estavam sentadas em torno a uma mesa posta, iluminada por vários candelabros.
Experimentei, ao olhar em redor, uma sensação estranha, ou melhor, duas sensações distintas, que se confundiam na minha mente um tanto vacilante e conturbada pelo cansaço. Tinha a impressão de encontrar-me numa corte abastada, como não se poderia esperar de um castelo tão rústico e fora de mão; e isso não só pelas alfaias preciosas e o cinzeiro da baixela, mas pela calma e abastança que reinava entre os comensais, todos de bela figura e vestidos com ataviada elegância.

Nenhum comentário: